quarta-feira, 20 de julho de 2011

Para Malu de Martino, audiovisual contribui para tornar comuns padrões e costumes da sociedade

Diretora de “Como Esquecer” estará presente na exibição de seu filme na ‘Mostra Interiores’; longa abre a programação do festival no dia 28 de julho, no Sesc 

Quando começaram a pipocar as primeiras informações sobre o filme “Como Esquecer”, lançado no ano passado pela diretora Malu de Martino, o assunto que mais gerava comentário na mídia era a presença dos atores Ana Paula Arósio e Murilo Rosa interpretando personagens homossexuais. No entanto, ao conferir o longa, que é inspirado no livro “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas”, de Myriam Campello, nota-se que a questão da sexualidade torna-se invisível diante de uma bem contada história sobre os sofrimentos causados pelo amor.

“Sofrer por amor não é privilégio ou sacrifício de um grupo sexual distinto. Faz parte do ser humano. Os personagens do livro eram homossexuais e nunca pensei em mudar isso”, comenta a diretora, que estará em São José do Rio Preto para a abertura da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, no dia 28 de julho, quando acontecerá a exibição de “Como Esquecer” no Sesc Rio Preto.

No longa, Ana Paula Arósio interpreta uma professora que sofre as dores do término de uma longa relação com outra mulher. Enquanto trabalha essa ausência, essa perda, se redescobre a partir das histórias de amigos e pessoas de seu cotidiano. “Acho que o filme não chamou a atenção apenas por Ana Paula interpretar uma lésbica, mas por ela estar fazendo cinema. Ela e Murilo Rosa são atores de novelas, carregam os padrões heterossexuais do galã e da mocinha. Encarar personagens como os do filme é um desafio e tanto para eles. E atores gostam disso, de desafio”, diz Malu de Martino.

Para a diretora de “Como Esquecer”, não só o cinema, mas todo trabalho audiovisual pode contribuir para tornar comuns padrões e comportamentos considerados diferentes na sociedade. “Há muito tempo ficamos vendo somente a caricatura do gay ou da lésbica sendo aceita na mídia, no cinema. Hoje é mais diferente. Existe uma diversidade imensa e não há uma regra para a expressão de sua sexualidade. Não dá pra generalizar o que é pessoal, é nosso.”

Para saber mais sobre a trajetória de “Como Esquecer” no cinema, acesse o blog do filme: www.comoesquecer.wordpress.com.

Malu de Martino durante as gravações de 'Como Esquecer'

Nenhum comentário:

Postar um comentário