sexta-feira, 29 de julho de 2011

Debate e exibição de curtas-metragens marcam o terceiro dia da 'Mostra Interiores' no Sesc

Programação de curtas da ‘Interiores - Mostra de Cinema da Diversidade Sexual’ apresenta produções de diferentes estados brasileiros

Depois da exibição de três longas-metragens, a “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” segue para a programação de curtas neste sábado e domingo (30 e 31 de julho). O público poderá conferir produções de diferentes estados brasileiros. São 20 curtas nacionais que abordam temas pertinentes à sexualidade humana.

Um dos temas colocados em evidência neste sábado é o bullying, que gera amplo debate entre pais e educadores na atualidade. O assunto é abordado no curta-metragem “Mais ou Menos”, do diretor catarinense Alexander Antunes Siqueira.


O curta apresenta o drama vivido por um adolescente na escola, onde é constantemente discriminado por seus colegas. O líder do grupo chega a levar suspensão, mas persiste em sua violência declarada contra o colega de classe.  Certa noite, depois de uma escapada desesperada, o inesperado acontece.

“O cinema pode ser considerado como uma espécie de ‘espelho da realidade’, pois mostra os mais variados aspectos da vida, não somente com o intuito de entreter o espectador, mas também tem o poder de fazê-lo refletir sobre o mundo à sua volta. A sétima arte funciona como uma formadora de conceitos. E como tal, muitas vezes acaba por ajudar a formar ideias erradas a respeito dos homossexuais, aumentando o preconceito por parte das outras pessoas. E o preconceito é um dos principais causadores da violência contra os gays, não só física, mas também moral”, diz o diretor de “Mais ou Menos”.

Cena do curta 'Mais ou Menos'

Segundo Alexander, o curta tenta mostrar alguns exemplos de discriminação que não são novidade para ninguém. “Todos nós já presenciamos ou ouvimos falar de situações parecidas com as do filme. Mas nessa história, um motivo real do preconceito é revelado, com o objetivo de tentar fazer as pessoas refletirem a respeito de suas próprias crenças e opiniões”, enfatiza.

“Mais ou Menos” já foi exibido no Brasil e exterior (Inglaterra, Itália, Canadá, Estados Unidos e Alemanha), sendo premiado em festival sem relação com a diversidade sexual. 

Debate – Além da exibição de dois blocos de curtas-metragens, um às 16h e outro às 19h, no Sesc Rio Preto, a programação da mostra “Interiores” deste sábado (30 de julho) também conta com o debate reflexivo “A vivência LGBT e as diferentes percepções do tempo e das idades do corpo” com os convidados Adailson Moreira, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; André da Costa Lima, diretor do curta “Amanda e Monick”; Anselmo Figueiredo, coordenador de projetos de promoção da cidadania LGBT do Casvi Piracicaba; e Telma Abrahão, psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT de Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário