segunda-feira, 1 de julho de 2013

Agradecimento aos cineastas

A terceira edição da “Interiores - Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” marcou o calendário cultural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e mais uma vez convidou a comunidade para refletir sobre as nuances e mistérios da sexualidade humana.

Durante os quatro dias de mostra, em junho de 2013, na unidade do Sesc, o público presente pode vislumbrar a diversidade e riqueza da produção audiovisual brasileira. E essa conquista cultural e social para nossa cidade não seria possível sem a atenção e a colaboração de cada cineasta e produtor (a) que cedeu carinhosamente sua produção para fazer parte de nossa programação.

Por meio de cada curta e longa exibido durante a terceira mostra Interiores, o público teve contato com diferentes histórias, personagens, sexualidades e culturas, podendo discutir e refletir sobre assuntos que começam a deixar a esfera do tabu para serem encarados como aspectos da natureza humana.

Além do caráter de reflexão social, os trabalhos que integraram a terceira edição da mostra de cinema da diversidade sexual contribuíram para a formação de público para a produção audiovisual independente, permitindo que as pessoas conheçam um cinema que está muito além dos circuitos comerciais.

São conquistas como estas que nos fortalecem para buscar a concretização da quarta edição da mostra Interiores, em 2014, crescendo e envolvendo cada vez mais a comunidade de nosso município.

Na certeza de podermos estar juntos novamente na próxima edição, renovamos nossos agradecimentos a sua contribuição para que a terceira mostra Interiores fosse realidade.

Fábio Takahashi
Coordenador-geral da mostra Interiores

sábado, 29 de junho de 2013

Curtas e bate-papo no último dia da mostra

A terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” termina neste sábado, às 16h, no Sesc Rio Preto, com a exibição do segundo módulo de curtas e, na sequência, um bate-papo sobre cinema e diversidade sexual.


Dentre os curtas do segundo módulo, há outra produção rio-pretense inédita na cidade, “Traçado na Luz”, de Daniel Gomes Martins, que inicia por meio da Interiores sua incursão no circuito de festivais. O curta apresenta o transexual masculino Leo Moreira, que trabalha como iluminador na companhia teatral paulistana Os Satyros. Durante seu trabalho, o iluminador revela os preâmbulos da violência psicológica que sofreu por sua identidade de gênero.


Outra produção rio-pretense é “Fabricação Própria”, de Carol Thomé. Refém do próprio corpo, a transexual Guta Silveira, de São José do Rio Preto, conta como driblou a natureza. Ou seria o destino? Um retrato da primeira transexual operada legalmente no Brasil. A carne é um peso difícil de carregar.


A abertura da programação deste sábado fica por conta do curta “A Caroneira”, da dupla de diretores brasilienses Otávio Chamorro e Tiago Vaz. Uma inesperada comédia romântica. O filme conta a história de Eleolaine, uma mulher em busca de vingança que durante sua trajetória conhece Wanderléia, uma equatoriana simplória e encantadora. É a partir desse inusitado romance que o filme se desenrola.


O público também confere “Leve-Me Para Sair”, do diretor José Agripino com o coletivo Lumika. O novo curta do coletivo Lumika apresenta uma abordagem leve e bem humorada sobre a sexualidade, preconceito e pequenos temas pessoais. O coletivo entrevistou dez garotos e garotas com idades entre 16 e 18 anos na cidade de São Paulo.


Adaptação do romance homônimo de Marcelo Pedreira, “A Inevitável História de Letícia Diniz” apresenta a trajetória de uma travesti belíssima do Rio de Janeiro. Dirigido pelo próprio autor, o curta conta sua história desde a infância traumática, em Porto Velho (RO), até sua iniciação como prostituta no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

André da Costa apresenta seu 1º longa na Interiores

Um dos grandes apoiadores da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, o paraibano André da Costa Pinto compartilha, na noite desta sexta-feira (28 de junho), o seu primeiro longa-metragem com o público de Rio Preto e região. O filme “Tudo Que Deus Criou” será exibido, às 20h, no Sesc Rio Preto.


No filme, o diretor pode colocar atores de Campina Grande para contracenar com grandes nomes da cena brasileira, como as atrizes Guta Stresser, Letíci8a Spiller e Mara Gladys. “Tudo Que Deus Criou” estreou no ano passado e será apresentado pelo primeira vez na região de Rio Preto.


Na trama, baseada em histórias da vida real, uma cega virgem com mais de 30 anos de idade quer descobrir os prazeres do sexo. Ela começa a se envolver com um pai solteiro e um garoto que se prostitui sem saber que eles têm algo em comum. 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Curta rio-pretense estreia na mostra Interiores

Depois de uma noite de abertura com o teatro do Sesc Rio Preto lotado para conferir o documentário “A Volta da Pauliceia Desvairada”, a terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” continua nesta quinta-feira (27 de junho), às 20h, com a exibição de cinco curtas-metragens.


O destaque fica por conta do curta “Pra Você Dançar”, da diretora rio-pretense Ana Paula Olentino, que faz sua estreia nacional na mostra Interiores. Primeiro trabalho da jovem rio-pretense, o curta já foi selecionado para o festival Rio Gay, que começa no dia 4 de julho, no Rio de Janeiro.


“Pra Você Dançar” conta a história de uma compositora que se apaixona à primeira vista por uma bailarina de quem não sabe o nome nem como encontrar. Em busca por respostas, descobre a escola onde a bailarina leciona. As duas se aproximam muito rápido, provocando um conflito interno na compositora.


Quem abre a programação desta quinta-feira é o curta “Fly”, do diretor Marcio Salem, que tem no elenco os atores Caco Ciocler e Thiago Oliveira. Na história, um jovem de 17 anos vive com um artista plástico de 27 no centro de São Paulo. Juntos eles se divertem e dividem experiências. O artista ensina ao jovem o amor à arte e como sobreviver na cidade grande. Mas o jovem terá de seguir seu destino por conta própria.


Na sequência, o público vai conferir “Chapô”, de Eduardo Mattos, com os atores Rodolfo Valente, Gabriel Carmona, Gilda Nomacce, Lilian Blanc e Geraldo Rodrigues. Um jovem rapaz com o apelido de Chapô mora no centro paulistano. Ele vive com a mãe, com quem tem uma péssima relação. As briga se tornam insustentáveis. É quando Chapô resolve dar um tempo na casa da avó. Ele compra uma torta de morango e vai para lá.


A mostra Interiores também apresenta o mais recente trabalho do diretor Renné Guerra, o curta “Quem Tem Medo de Cris Negão?”, que relembra a trajetória de Cristiane Jordan, ou Cris Negão, uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com 2 tiros na cabeça.


Glauco Mattoso, poeta cego e sadomasoquista, é a estrela do documentário “Filme Para Poeta Cego”, do diretor Gustavo Vinagre. Ele aceita participar de um documentário sobre a sua própria vida, mas as condições que ele impõe dificultam o trabalho do jovem diretor. Mattoso desponta-se como uma das figuras mais criativas e inusitadas da cultura brasileira.

Abertura da mostra Interiores 2013

Teatro do Sesc Rio Preto lotado. Diversidade sexual na tela, com muito bom humor e inteligência. E uma convidada pra lá de especial, Silvetty Montilla, que pode se ver pela primeira vez em sua entrevista para o documentário "A Volta da Pauliceia Desvairada", do diretor Lufe Steffen. A primeira noite da mostra Interiores de 2013 foi muito especial na trajetória do evento. Confira as fotos de Thales Nogueira.

Teatro do Sesc lotado na primeira noite

Silvetty Montilla em entrevista para a imprensa

Guilherme Lamenha, curador, e Luama, cantora

Hunfrey Borges, Ana Olentino, Fábio Takahashi e Harlen Félix

Patrícia Trindade, da Artts

Telma Abrahão e integrantes do Gada e da Artts

quarta-feira, 26 de junho de 2013

'A Volta da Pauliceia Desvairada' abre a mostra Interiores

A terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” começa nesta quarta-feira (26 de junho), às 20h, no Sesc Rio Preto, com a exibição do documentário “A Volta da Pauliceia Desvairada”, do diretor Lufe Steffen. O filme, que estreou no ano passado, no festival Mix Brasil, apresenta um panorama da noite gay paulistana.


Dentre as personagens conhecidas da noite gay de São Paulo, o documentário traz entrevistas com as drags Silvetty Montilla, Salete Campari e Leiloca Pantoja. O autor do livro “Aurélia, a Dicionária da Língua Afiada”, Vitor Ângelo, também é um dos entrevistados. “A Volta da Pauliceia Desvairada” foi contemplado com o Proac LGBT, programa de apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura.


A abertura da mostra Interiores contará com a presença do diretor do documentário, que ficará até o final do evento, e da drag Silvetty Montilla. A mostra Interiores segue até sábado (29 de junho). Todas as atividades são gratuitas.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Silvetty Montilla estará na abertura da Interiores


Um dos personagens mais cativantes da cena gay paulistana, a drag queen, apresentadora e atriz Silvetty Montilla marca presença no lançamento da terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, na próxima quarta-feira (26 de junho), às 20h, no Sesc Rio Preto. O evento, realizado pelo GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais) para a promoção da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), seguirá até o sábado (29 de junho). A entrada é gratuita.

Conhecida por seus bordões “Tá boa!” e “Tá bonita!”, Silvetty Montilla é requisitada para shows em boates gays de todo o país, além de já ter comandado quadro em televisão e brilhado nos palcos do teatro. A convidada especial da mostra “Interiores” também faz parte do documentário “A Volta da Pauliceia Desvairada”, do diretor Lufe Steffen, que marca a primeira sessão do evento deste ano. O diretor também estará presente e acompanhará todo o festival.

“A Volta da Pauliceia Desvairada” apresenta um panorama da noite gay paulistana na atualidade, seus personagens típicos, as diferentes tribos e os locais para diversão. Outro longa que faz parte da programação da mostra é “Tudo Que Deus Criou”, do diretor paraibano André da Costa Pinto, parceiro da mostra Interiores desde a primeira edição.

Em seu primeiro longa-metragem, o cineasta reuniu artistas de renome como Letícia Spiller, Guta Stresser e Mara Gladys para contracenar com atores de Campina Grande (PB). No filme, Letícia interpreta uma cega virgem que quer viver uma experiência sexual, tornando-se amante de um garoto de programa e tendo contato com personagens marcados pelo sofrimento e pela miséria. A exibição será na sexta-feira (28 de junho).

A programação da mostra Interiores ainda conta com 10 curtas nacionais, com destaque para a estreia da produção rio-pretense “Pra Você Dançar”, de Ana Paula Olentino. A estreia nacional será na quinta-feira (27 de junho), no primeiro módulo de curtas da mostra. O segundo módulo será no sábado (29 de junho), às 16h, seguido de um bate papo com a presença de cineastas, artistas e pessoas ligadas ao movimento LGBT na cidade.

A mostra Interiores tem apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e apoio cultural do Sesc Rio Preto. Confira a programação completa.

26 de junho | quarta-feira | 20h
Longa | A VOLTA DE PAULICEIA DESVAIRADA

27 de junho | quinta-feira | 20h
Curtas | FLY | CHAPÔ | QUEM TEM MEDO DE CRIS NEGÃO | FILME PARA POETA CEGO | PRA VOCÊ DANÇAR

28 de junho | sexta-feira | 20h
Longa | TUDO QUE DEUS CRIOU

29 de junho | sábado | 16h
Curtas | A CARONEIRA | A INEVITÁVEL HISTÓRIA DE LETÍCIA DINIZ | TRAÇADO NA LUZ | LEVE-ME PARA SAIR | FABRICAÇÃO PRÓPRIA

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mostra promove a diversidade sexual por meio do cinema



O GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais), dentro de suas ações de promoção da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), promoverá a terceira edição da Interiores: Mostra de Cinema da Diversidade Sexual, de 26 a 29 de junho, no teatro do Sesc Rio Preto. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reúne neste ano dois longas e 10 curtas-metragens produzidos no Brasil.

A Mostra Interiores terá neste ano a sua primeira produção rio-pretense com estreia nacional: o curta-metragem “Pra Você Dançar”, da jovem cineasta Ana Paula Olentino. O filme trata do amor platônico entre uma compositora por uma bailarina. A exibição de estreia será no dia 27 de junho, às 20h, no primeiro módulo de curtas do festival.

A abertura da Mostra Interiores fica por conta do documentário “A Volta da Pauliceia Desvairada”, de Lufe Steffen, que apresenta um panorama da noite gay paulistana na atualidade, seus personagens típicos, as diferentes tribos e os locais para diversão. 

O outro longa da programação é “Tudo Que Deus Criou”, do paraibano André da Costa Pinto. Em seu primeiro longa-metragem, o cineasta, que é parceiro da Mostra Interiores desde a primeira edição, reuniu artistas de renome como Letícia Spiller, Guta Stresser e Mara Gladys para contracenar com atores de Campina Grande (PB). No filme, Letícia interpreta uma cega virgem que quer viver uma experiência sexual, tornando-se amante de um garoto de programa e tendo contato com personagens marcados pelo sofrimento e pela miséria. 

Além dos filmes, o GADA promoverá um bate-papo com os cineastas Ana Paula Olentino, André da Costa Pinto e Lufe Steffen, no dia 29 de junho, após a exibição do último módulo de curtas, às 16h. O bate-papo ainda contará com a presença de outros convidados ligados às artes e ao movimento de defesa dos direitos LGBT. A proposta é refletir sobre como a arte, no caso o cinema, pode contribuir para minimizar o preconceito e a homofobia. Todas as atividades da Mostra Interiores são gratuitas.

3ª INTERIORES: MOSTRA DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL
Quando: 26 a 29 de junho
Onde: Sesc Rio Preto

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fly

Caco Ciocler e Thiago Oliveira contracenam juntos no curta-metragem “Fly”, dirigido por Marcio Salem, que será exibido na terceira edição da “Interiores: Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto. O filme é uma sensível história sobre amizade e respeito.


Ambientado em São Paulo, o curta conta a história de Diogo (Thiago Oliveira), um jovem de 17 anos, está se preparando para o vestibular e se sente muito inseguro em relação ao seu futuro. Ele vive com o seu irmão, Murilo (Caco Ciocler), um artista plástico de 27 anos.


Murilo ensina a Diogo o amor à arte e como sobreviver na cidade grande. Murilo pinta em busca da liberdade. Murilo morre. Diogo se desespera. E percebe que apenas com a morte do irmão conquista sua liberdade. 


Trailer Curta-Metragem "Fly" (2007) from Marcio Salem on Vimeo.

Chapô

Uma releitura urbana e contemporânea da clássica história de Chapeuzinho Vermelho dialoga com a diversidade sexual no curta-metragem “Chapô”, de Eduardo Mattos, que será exibido na terceira edição da “Interiores: Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.



No curta, um jovem rapaz com o apelido de Chapô mora no centro paulistano, em frente ao Minhocão. Ele vive com a mãe, com quem tem uma péssima relação. Os desentendimentos em casa e a rebeldia da idade acabam levando-o à prostituição. As brigas aumentam e a situação se torna insustentável. É quando Chapô resolve dar um tempo na casa da avó. Ele compra uma torta de morango e vai para lá.




terça-feira, 2 de abril de 2013

A Inevitável História de Letícia Diniz

Fruto da adaptação de uma obra literária para o cinema, o curta “A Inevitável História de Letícia Diniz” é outra produção confirmada para a terceira edição da “Interiores: Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto. A adaptação e direção do filme é assinada pelo próprio escritor da livro, Marcelo Pedreira.
 
 
O curta é a adaptação dos três primeiros capítulos do romance homônimo publicado pela Nova Fronteira, e acompanha a trajetória de uma travesti belíssima, Letícia Diniz, desde sua infância traumática em Porto Velho (RO) até sua iniciação como prostituta no Rio de Janeiro. A história também tem uma leitura para o teatro.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Quem Tem Medo de Cris Negão?

Cristiane Jordan, ou Cris Negão, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com dois tiros na cabeça.
 
 
A história desta personagem é contada no curta “Quem Tem Medo de Cris Negão?”, do diretor René Guerra, que será exibido na terceira edição da mostra “Interiores”, de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.
 
 
A partir de uma figura lendária do submundo de São Paulo, o diretor faz um mergulho no misterioso universo das travestis, dando continuidade à pesquisa iniciada em seu primeiro curta sobre personagens marginalizados, “O Sapatos de Aristeu” (2008), que já foi exibido na mostra “Interiores”.
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Traçado na Luz

O diretor e roteirista rio-pretense Daniel Gomes Martins participa pela primeira vez da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” com o curta “Traçado na Luz”, inspirado na vida do transexual masculino Leo Moreira Sá, iluminador da companhia de teatro Os Satyros, de São Paulo. A mostra será de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.
 
 
Formado pela Escuela Internacional de Cine y Television (EICTV), de San Antonio de los Baños, Cuba,  Daniel assina a direção, produção, roteirização, edição e fotografia do curta “Traçado na Luz”. A produção é contemplada com o Prêmio Estímulo “Nelson Seixas”, de Rio Preto.
 
 
Um iluminador de um pequeno teatro independente prepara o mesmo para a apresentação do dia. Seu trabalho é extremamente solitário, subindo e descendo escadas para testar lâmpada uma traz outra. Entre intervalos de completa escuridão e irradiação de luzes coloridas, o iluminador revela os preâmbulos da violência psicológica que sofreu por sua identidade de gênero: quando criança, é obrigado por sua mãe a vestir um uniforme feminino condizente com o corpo com o qual nasceu. Esse é o ponto de virada em sua própria vida, que o leva refletir e discursar a respeito da percepção que a sociedade possui sobre gênero e transexualidade.

Confira o blog do filme “Traçado na Luz”.
 


 

Pra Você Dançar - Estreia nacional

A terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, que será de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto, será marcada pela estreia do curta-metragem “Pra Você Dançar”, da diretora Ana Paula Olentino, de São José do Rio Preto. O filme será a primeira estreia rio-pretense na história do festival.
 
 
“Pra Você Dançar” conta história de uma compositora que se apaixona à primeira vista por uma bailarina de quem não sabe o nome nem como encontrar. Em busca por respostas, a compositora, Julia (Mariana Tavares), descobre a escola onde a bailarina, Alessandra (Jaqueline Brambilla), leciona. De forma muito natural, as duas se aproximam muito rápido, provocando um conflito interno em Julia: de um lado seu sentimento crescendo a cada dia e do outro o medo de vivenciar uma paixão platônica.
 
 
O filme perpassa os encontros que o acaso proporciona, mostrando a sutileza das paixões que crescem espontaneamente, em momentos e de maneiras que não esperamos. Um filme guiado pela naturalidade, traz consigo uma trilha sonora original junto a delicadeza das cores que irão passear entre diversos tons.
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Caroneira

Com exibição confirmada na terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, o curta-metragem “A Caroneira”, dos jovens diretores Otávio Chamorro e Tiago Vaz, apresenta uma personagem misteriosa em busca de vingança.
 
 
Eleolaine parte para em busca de sua arquirrival, vivendo uma aventura repleta de paixões e de crimes para fazer justiça com suas próprias mãos. O curta recebeu, no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Troféu Câmara de melhor direção de arte e de melhor atriz, para Gleide Firmino.
 
Otávio Chamorro é gaúcho e veio para Brasília estudar audiovisual na UnB. Realizou o curta “As Fugitivas”, premiado como melhor roteiro no Festival Mix Brasil. É roteirista de ficção e vídeos institucionais, militante LGBT e especialista em classificação indicativa.
 
Tiago Vaz é de Uberaba (MG) e também cursou audiovisual na UnB. É diretor de arte de vários curtas e foi premiado por esta função no Festival Mix Brasil por seu trabalho em “A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília”, de Rafaela Camelo, que foi exibido na mostra Interiores em 2012.
 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Volta da Pauliceia Desvairada

Um dos longas que vai integrar a programação da 3ª edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, de 26 a 29 de junho de 2013, na unidade do Sesc Rio Preto, o longa-metragem “A Volta da Pauliceia Desvairada” é um documentário épico sobre a vertiginosa e incansável noite gay de São Paulo nos dias atuais.
 
 
Dirigido por Lufe Steffen, o filme teve sua estreia em novembro do ano passado, na 20ª edição do Festival Mix Brasil. A produção define-se como um road movie notívago movido a festas, música, moda, redes sociais, beijos, pessoas... tudo orquestrado pela grande metrópole paulistana. Confira o trailer do filme.
 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Terceira edição da 'Interiores' será em junho


O GADA Rio Preto inicia os preparativos para a terceira da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, prevista para ser realizada na segunda quinzena de junho de 2013, na unidade do Sesc de São José do Rio Preto.  O evento tem como proposta apresentar um panorama da produção audiovisual do Brasil e do exterior por meio de curtas e longas que têm a sexualidade humana como tema.

A curadoria da mostra, que neste ano conta com nomes como Fábio Takahashi, coordenador de projetos do GADA Rio Preto, Guilherme Lamenha, jornalista, e Harlen Félix, jornalista e ator, está na fase de contato com produtores e diretores para o fechamento da programação de curtas e de longas nacionais e internacionais.

A mostra “Interiores” pretende exibir cerca de 20 curtas-metragens de todo o país, divididos em quatro programas/sessões de aproximadamente 1h40. O evento já tem como apoiadores a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, Secretaria do Estado da Saúde e o Sesc Rio Preto. A organização também busca a captação de recursos junto à iniciativa privada.

Nessa terceira edição, a mostra “Interiores” também vai incluir longas-metragens, e a proposta é apresentar um amplo panorama nacional, além de títulos internacionais, das produções realizadas sobre diversidade sexual nos últimos anos, que não foram exibidos em Rio Preto e região.