O diretor e roteirista rio-pretense Daniel Gomes Martins participa pela primeira vez da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” com o curta “Traçado na Luz”, inspirado na vida do transexual masculino Leo Moreira Sá, iluminador da companhia de teatro Os Satyros, de São Paulo. A mostra será de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.
Formado pela Escuela Internacional de Cine y Television (EICTV), de San Antonio de los Baños, Cuba, Daniel assina a direção, produção, roteirização, edição e fotografia do curta “Traçado na Luz”. A produção é contemplada com o Prêmio Estímulo “Nelson Seixas”, de Rio Preto.
Um iluminador de um pequeno teatro independente prepara o mesmo para a apresentação do dia. Seu trabalho é extremamente solitário, subindo e descendo escadas para testar lâmpada uma traz outra. Entre intervalos de completa escuridão e irradiação de luzes coloridas, o iluminador revela os preâmbulos da violência psicológica que sofreu por sua identidade de gênero: quando criança, é obrigado por sua mãe a vestir um uniforme feminino condizente com o corpo com o qual nasceu. Esse é o ponto de virada em sua própria vida, que o leva refletir e discursar a respeito da percepção que a sociedade possui sobre gênero e transexualidade.
Confira o blog do filme “Traçado na Luz”.
Confira o blog do filme “Traçado na Luz”.
Que lindo ! Quero assistir.
ResponderExcluir