segunda-feira, 25 de março de 2013

Quem Tem Medo de Cris Negão?

Cristiane Jordan, ou Cris Negão, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com dois tiros na cabeça.
 
 
A história desta personagem é contada no curta “Quem Tem Medo de Cris Negão?”, do diretor René Guerra, que será exibido na terceira edição da mostra “Interiores”, de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.
 
 
A partir de uma figura lendária do submundo de São Paulo, o diretor faz um mergulho no misterioso universo das travestis, dando continuidade à pesquisa iniciada em seu primeiro curta sobre personagens marginalizados, “O Sapatos de Aristeu” (2008), que já foi exibido na mostra “Interiores”.
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Traçado na Luz

O diretor e roteirista rio-pretense Daniel Gomes Martins participa pela primeira vez da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” com o curta “Traçado na Luz”, inspirado na vida do transexual masculino Leo Moreira Sá, iluminador da companhia de teatro Os Satyros, de São Paulo. A mostra será de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto.
 
 
Formado pela Escuela Internacional de Cine y Television (EICTV), de San Antonio de los Baños, Cuba,  Daniel assina a direção, produção, roteirização, edição e fotografia do curta “Traçado na Luz”. A produção é contemplada com o Prêmio Estímulo “Nelson Seixas”, de Rio Preto.
 
 
Um iluminador de um pequeno teatro independente prepara o mesmo para a apresentação do dia. Seu trabalho é extremamente solitário, subindo e descendo escadas para testar lâmpada uma traz outra. Entre intervalos de completa escuridão e irradiação de luzes coloridas, o iluminador revela os preâmbulos da violência psicológica que sofreu por sua identidade de gênero: quando criança, é obrigado por sua mãe a vestir um uniforme feminino condizente com o corpo com o qual nasceu. Esse é o ponto de virada em sua própria vida, que o leva refletir e discursar a respeito da percepção que a sociedade possui sobre gênero e transexualidade.

Confira o blog do filme “Traçado na Luz”.
 


 

Pra Você Dançar - Estreia nacional

A terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, que será de 26 a 29 de junho, no Sesc Rio Preto, será marcada pela estreia do curta-metragem “Pra Você Dançar”, da diretora Ana Paula Olentino, de São José do Rio Preto. O filme será a primeira estreia rio-pretense na história do festival.
 
 
“Pra Você Dançar” conta história de uma compositora que se apaixona à primeira vista por uma bailarina de quem não sabe o nome nem como encontrar. Em busca por respostas, a compositora, Julia (Mariana Tavares), descobre a escola onde a bailarina, Alessandra (Jaqueline Brambilla), leciona. De forma muito natural, as duas se aproximam muito rápido, provocando um conflito interno em Julia: de um lado seu sentimento crescendo a cada dia e do outro o medo de vivenciar uma paixão platônica.
 
 
O filme perpassa os encontros que o acaso proporciona, mostrando a sutileza das paixões que crescem espontaneamente, em momentos e de maneiras que não esperamos. Um filme guiado pela naturalidade, traz consigo uma trilha sonora original junto a delicadeza das cores que irão passear entre diversos tons.
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Caroneira

Com exibição confirmada na terceira edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, o curta-metragem “A Caroneira”, dos jovens diretores Otávio Chamorro e Tiago Vaz, apresenta uma personagem misteriosa em busca de vingança.
 
 
Eleolaine parte para em busca de sua arquirrival, vivendo uma aventura repleta de paixões e de crimes para fazer justiça com suas próprias mãos. O curta recebeu, no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Troféu Câmara de melhor direção de arte e de melhor atriz, para Gleide Firmino.
 
Otávio Chamorro é gaúcho e veio para Brasília estudar audiovisual na UnB. Realizou o curta “As Fugitivas”, premiado como melhor roteiro no Festival Mix Brasil. É roteirista de ficção e vídeos institucionais, militante LGBT e especialista em classificação indicativa.
 
Tiago Vaz é de Uberaba (MG) e também cursou audiovisual na UnB. É diretor de arte de vários curtas e foi premiado por esta função no Festival Mix Brasil por seu trabalho em “A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília”, de Rafaela Camelo, que foi exibido na mostra Interiores em 2012.
 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Volta da Pauliceia Desvairada

Um dos longas que vai integrar a programação da 3ª edição da “Interiores – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual”, de 26 a 29 de junho de 2013, na unidade do Sesc Rio Preto, o longa-metragem “A Volta da Pauliceia Desvairada” é um documentário épico sobre a vertiginosa e incansável noite gay de São Paulo nos dias atuais.
 
 
Dirigido por Lufe Steffen, o filme teve sua estreia em novembro do ano passado, na 20ª edição do Festival Mix Brasil. A produção define-se como um road movie notívago movido a festas, música, moda, redes sociais, beijos, pessoas... tudo orquestrado pela grande metrópole paulistana. Confira o trailer do filme.