sexta-feira, 27 de julho de 2012

Para curadores, mostra reflete a sexualidade


Uma mostra de cinema que reflete sobre todas as nuances da sexualidade humana, e não apenas a temática ligada ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Esta é a principal característica da “Interiores: Mostra de Cinema da Diversidade Sexual” evidenciada pelos curadores da segunda edição do evento: a jornalista e atriz Aurora Leão e o cineasta e professor André da Costa.
                                                                                                         Fotos: Walter Antunes
Aurora Leão com  Rubya Bitencourt, na abertura da 'Interiores'

Para eles, a “Interiores” vem construindo sua identidade para além de gêneros, orientações e rótulos sexuais. “Pensar um festival de cinema voltado exclusivamente ao universo gay é reduzir a reflexão acerca da sexualidade humana. Fantasias, desejos e formas de se fazer sexo não são atributos apenas dos homossexuais, mas de todas as pessoas”, destaca Costa.

Um dos reflexos desta identidade está na criação do módulo “Outros Interiores”, que contemplam filmes que não abordam especificamente o universo homossexual. Ou seja, a mostra “Interiores” é voltadas para todos os públicos, independentemente de orientação ou identidade sexual.

 O cineasta André da Costa, durante coquetel de abertura da mostra

Para Aurora, pensar a mostra pelo viés da sexualidade humana é conceber um evento que permita que todas as pessoas possam ter contato com a diversidade deste universo, refletir sobre diferenças e igualdades, minimizando o preconceito que marginaliza e vitimiza inúmeras pessoas. “O ser humano é único e a mostra cumpre com seu papel de romper com estereótipos”, reforça.

Realizada pelo GADA Rio Preto, a mostra “Interiores” segue até este sábado no Sesc Rio Preto. Confira a programação dos dois últimos dias do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário